O Prêmio BETA CRUCIS
A categoria Beta Crucis indica e premia as obras que melhor discutem e apresentam noções de representatividade social em seu conteúdo. Entende-se como representatividade sociais temas como gênero, raça/cor/etnia, orientação sexual, situação socioeconômica, crença/religião, origem e aspectos regionais, pessoas com deficiência, entre outras.
- Prêmio Beta Crucis 2019
O cinema sempre foi majoritariamente dominado por homens brancos que ditaram e construíram um universo hegemônico, pouco representativo e que responde somente às questões deles.
Se faz necessário que nós, como estudantes e profissionais do cinema e do audiovisual, questionemos essas estruturas. É uma tarefa de revisitar e resgatar a história que tenta a todo custo apagar a comunidade negra, as mulheres, a população LGBTQIAP+, povos originários e pessoas com deficiência. Com a categoria BETA CRUCIS, queremos valorizar e trazer um olhar especial pras obras que agregam essa diversidade e trazem representatividade para o meio audiovisual.
No I Festival Beta – Prêmio ESPM de Audiovisual Universitário, Gabriela Gonçalves da Motta levou pra casa o prêmio BETA CRUCIS com seu curta-metragem Por Mim (2019).